domingo, 22 de dezembro de 2013

O ESPÍRITO SANTO NA TEOLOGIA

SOLI DEO GLORIA! O termo ESPÍRITO SANTO é citado muitas vezes nas sagradas escrituras, tornando-O de interesse vital para o nosso entendimento das revelações de DEUS. Os eruditos dizem que "espírito" vem do hebraico "RUACH", passando pelo grego "PNEUMA, e depois "ESPIÍRITO", e significa respiração ou vento.
A PROCEDÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO, a doutrina ortodoxa ensina que, como CRISTO é DEUS por eterna filiação, da mesma forma o Espírito Santo é deus por procedência do Pai e do Filho. esta doutrina se harmoniza com as Escrituras sagradas. O ESPÍRITO SANTO que procede do Pai e do Filho é da mesma substância, majestade e glória que a do Pai e do Filho, e verdadeiro e etefno Deus. Mas quando vier o CONSOLADOR que EU da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, Ele testificará de mim. Portanto de o Espírito santo chma-se o espíritodo Pai porque procede do Pai, é igualmente claro que ele se chama o espírito do Pai porque procede do Pai, é igualmente claro que ele se chama o ESPÍRITO DO FILHO, porque também proecede do Filho.
vemos pois, que as esciturs declaram expressamente que o Espírito procede do Pai assim com claramente ensinam que procede do Filho.
O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA E AS ESCRITURAM PROVAM ISSO.
DEUS É ESPÍRITO E O ESPÍRITO SANTO É DEUS.
UMA É A PESSOA DO PAI, A OUTRA É A DO FILHO, E OUTRA É A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO, MAS OS TRÊS SÃO UM SÓ DEUS.

H A L L E L U Y A H

Nenhum comentário:

Postar um comentário